segunda-feira, 1 de abril de 2013

A Mentira de Perna Curta e Língua Comprida!! 1° de Abril.


Há muitas explicações para o 1 de abril ter se transformado no dia da mentira, também conhecido como dia das mentiras, dia das petas, dia dos tolos (de abril) ou dia dos bobos. Uma delas diz que a brincadeira surgiu na França .

No Brasil, o primeiro de abril começou a ser difundido em Minas Gerais, onde circulou A Mentira, um periódico de vida efêmera, lançado em 1º de abril de 1828, com a notícia do falecimento de Dom Pedro, desmentida no dia seguinte. A Mentira saiu pela última vez em 14 de setembro de 1849, convocando todos os credores para um acerto de contas no dia 1º de abril do ano seguinte, dando como referência um local inexistente.

Muita gente pensa que dia 1 de abril é todos os dias, e faz da Mentira uma constante.
O que motiva uma pessoa adulta contando uma serie  continuas de mentiras, grandes e pequenas?
Por que  continuam  fazer, mesmo quando eles são descobertos e expostos, simplesmente continuam mentindo e cada vez se enrola mais, mas não para..e a mentira vira uma bola de neve..

Sabe, as vezes é tão fácil falar a verdade, mas preferem mentir, parece que a mentira  reside dentro dela, mesmo quando não haveria motivo lógico para mudar a realidade, mudar a historia, porem procuram uma forma de inventar uma nova versão, falam coisas sem pé e nem cabeça, sera que é pra sentir mais emoção, não sei, só sei que mentem compulsivamente?
Eu conheço varias pessoas assim..mentem descaradamente, cada mentira deslavada, não sei se sinto pena, ou sinto raiva..


É um comportamento que eu não consigo entender .... por sinal é muito ruim quando as pessoas olham para você com aquele olhar de compaixão típico de quem sabe que você não acredita em uma só palavra, mas não tem a coragem de falar,"desculpe, eu menti."ou se pelo menos ela parasse de falar, mas parece que ela tem uma maquininha programada de contar mentiras e não consegue parar, nem por um segundo..


A mentira é uma verdade que deixou de acontecer ( segundo o poeta). Ele tem razão.

Dizemos que a mentira tem pernas curtas porque sabemos que ela não costuma ir muito longe. Cedo ou tarde, ela escorrega, tropeça e acaba sendo alcançada pela verdade. Isso acontece por, pelo menos, dois motivos: primeiro, porque quando mentimos fazemos mais esforço do que quando dizemos a verdade, em função do dilema moral envolvido na questão, ainda que inconsciente. Segundo porque, quando precisa ser repetida, a mentira perde força, sendo contaminada por fragmentos da verdade ou por outra mentira, pois sua base não é a realidade, e sim a ficção.

As pessoas mentem e isso é um fato. Nós todos mentimos. Entretanto, a mentira tem varias nuances e existe uma linha ténue entre a normalidade e a patologia de um mentiroso e ai que mora o problema e o perigo.

Todo mundo sabe que mentirinhas bobas ( para os pais, para os amigos, aquela desculpa esfarrapada que se da quando não esta afim de fazer algo, aquela doencinha que pegou antes da prova acontecer.... e etc) fazem parte da nossa rotina e muitas vezes a gente ate finge que não percebe porque elas são inofensivas ( nem sempre)






A mentira é um instrumento social. Todos mentem como já disse, em menor ou maior grau. Todavia quando isso se torna compulsivo, o indivíduo em questão está sofrendo de um transtorno chamado mitomania, a pessoa se apega a uma mentira e a tem como verdade absoluta, realmente a doença esta em um estagio grave.
Uma doença muito seria cujo tratamento depende unicamente desta pessoa, quando admitir que realmente é uma pessoa doente e que precisa de ajuda! O que torna difícil o tratamento é o fato de possuir uma personalidade egocêntrica e muito vaidosa, esta pessoa não se aceita por isto mente!

Mas lembre-se:


A MENTIRA PERMANECE, ENQUANTO A VERDADE NÃO APARECE.


                                                                                darlene lidi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário