sexta-feira, 15 de março de 2013

15 de Março é dia do Caiçara..


Hoje dia 15 de Março é dia do Caiçara, e vocês sabem que eu sou Bi Caiçara, nasci na Praia Grande, na Baixada Santista, e agora estou criando raiz em Caraguatatuba.
Caiçara é uma palavra de origem tupi que refere-se aos habitantes das zonas litorâneas. Inicialmente designava apenas a indivíduos que viviam da pesca de subsistência. Mais tarde, o termo Caiçara veio designar diversos itens de cunho cultural no litoral brasileiro, mais precisamente no sul e sudeste.
As comunidades caiçaras nasceram a partir do século XVI da miscigenação de brancos de origem portuguesa com grupos indígenas das regiões litorâneas do estado de São Paulo (tupinambás), com exceção da cidade de Santos, São Paulo, e do oeste fluminense. Também houve o aporte de negros libertos que se afastaram das influências das áreas urbanas (cidades e vilas).

                                                         Praia Martim de Sá.



O Projeto Acervo Memória Caiçara tem como objetivo principal valorizar o patrimônio imaterial caiçara, divulgar valores culturais ancestrais das regiões litorâneas, formar novos pesquisadores e estimular e capacitar os jovens caiçaras a desenvolverem ações voltadas ao registro, preservação e divulgação de sua cultura.

                                        Casa caiçara, Praia Toque-Toque, São Sebastião, 1997.

Considerando o fato de ser o litoral paulista muito procurado como estância balneária, com intermitentes fluxos populacionais de veranistas, o Projeto procura ser elemento dinâmico na relação visitante/visitado, de modo que nativos, turistas e novos moradores possam conviver respeitosamente com as diferenças culturais.



                                             A Pesca Artesanal do Litoral Norte.


Programação:
Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba.

Tetro Mario Covas.


15/3 - sexta - 9h e 20h [COMÉDIA]

“O Cortiço” - Cia Condoreira de Teatro
Baseada na obra de Aluísio Azevedo, a Cia. Condoreira de Teatro traz de forma descontraída a comédia que propõe uma reflexão sobre as ações destrutivas do convívio em grupo, onde cujos personagens principais são os moradores de um cortiço no bairro do Botafogo no Rio de Janeiro. A peça apresenta ainda, toda a sorte de patologias sociais, um mundo doentio de traições sórdidas, violência, furtos e abusos sexuais.
Duração: 80 min. Classificação: 14 anos.
Ingressos: R$ 20 / R$ 10
                                                   O Cortiço é atração no TMC.




Parabéns a todos os Caiçaras que com o tempo foram ganhando espaço, respeito a sua cultura.

                                                                                                    beijinhos Ro Batista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário