sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Direitos das Crianças!!

Boa Noite amigos!! Vou falar de um assunto um tanto delicado e triste, mas é a Realidade de muitos Povos, e nao podemos deixar passar em branco. Em 2008 milhares de civis fogem da cidade de Kiwanja,já se passaram 5 anos, mas as cicratizes que ficam nos coraçoes dessas crianças, que presenciaram mais uma guerra sem fundamento..eu queria entender pra que tudo isso?? Se bem que eu sempre estou do lado dos Rebeldes, porque viver em um País com Ditadores é um verdadeiro terror. O Brasil ja vivenciou uma Ditadura Militar, tivemos um começo de Rebelião no dia 31/03/64, quando o Brasil sofreu o Grande Golpe Militar, e as Forças Armadas Brasileira foi mais forte que o Povo...Infelizmente!!! Mas em Kiwanja teve confronto direto e quem mais sofrem com essas guerras são mulheres e crianças..Crianças-soldados continuam a serem usadas como combatentes, mensageiros, trabalhadores domésticos e escravos sexuais nos quatro continentes. Enquanto milhares de crianças foram desarmadas nos últimos cinco anos em guerras que terminaram, outros milhares são utilizadas em novos conflitos. Estima-se que na RD Congo existam 11 000 crianças-soldados, o que constitui mais de 40 por cento das Forças Armadas, sendo que grande parte dessa percentagem é composta por meninas..
Crianças choram a procura de seus pais no vilarejo de Kiwanja, no leste do Congo. O frágil cessar-fogo dos rebeldes aliados a Laurent Nkunda contra o governo congolês não foi respeitado. Parte-me o coração ver uma inocente criança aos prantos… Parte-me ver aqueles olhinhos marejados e com sede, sede de vida. Parte-me o peito vê-los questionando sobre seus pais e uma lágrima profunda e silenciosa se apodera de mim, e a noite retorna e me questiona. Por que o ser humano se tornou isto? Por que então, aqui é o lugar onde as garotas boas morrem? Os homens, os meninos, meninos descalços e com sede e com fome, e medo, e tormento…Por que eles não lutam entre eles mesmos? Por que se jogam sobre o chão de cimento, de terra, os inocentes? Esse é o medo, o destino de cada um… Teimo, penso, repenso.Se torna um peso, um desatino constante em mim. Eu penso na vida uma, duas, três vezes ao dia. Penso nos meninos, nos animais… na dor da mãe e do pai. Penso em mim, e nos outros, pobre de cada um.E não refiro-me a dinheiro,e sim, como somos pobres de Paz. Refiro-me a ausência de vida, o desespero mental suportado, exposto e arrematado. O coração apertado, depois o alívio do respirar. A vida se tornou um acaso em questão. O sorriso um esmo…E o sofrimento alheio atingem aqueles que ainda pensam como eu. Assim como um sorriso sobrevivente...
Direitos das Crianças!! Durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, no dia 20 de novembro de 1959, representantes de centenas de países aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Ela foi adaptada da Declaração Universal dos Direitos Humanos, porém, voltada para as crianças. Todas as crianças devem ser protegidas a violência doméstica. Todas as crianças são iguais e têm os mesmos direitos, não importa sua cor, raça, sexo, religião, origem social ou nacionalidade. Todas as crianças devem ser protegidas pela família, pela sociedade e pelo Estado, para que possam se desenvolver fisicamente e intelectualmente. Todas as crianças têm direito a uma nacionalidade. Todas as crianças têm direito a alimentação e ao atendimento médico, antes e depois do seu nascimento. Esse direito também se aplica à sua mãe. As crianças portadoras de dificuldades especiais, físicas ou mentais, têm o direito a educação e cuidados especiais. Todas as crianças têm direito ao amor e à compreensão dos pais e da sociedade. Todas as crianças têm direito à educação gratuita e ao lazer. Todas as crianças têm direito de ser socorridas em primeiro lugar em caso de acidentes ou catástrofes. Todas as crianças devem ser protegidas contra o abandono e a exploração no trabalho. Todas as crianças têm o direito de crescer em ambiente de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos. Todas as crianças têm o direito de viver saudavelmente. Todas as criança tem direito de ter um nome. No Brasil, os princípios da Declaração dos Direitos da Criança foi uma das normas internacionais que norteou a criação do Estatuto da Criança e do Adolescente que é de muita ajuda para as crianças e para os adolescentes, pois os protegem as vezes de quem realmente deveriam os proteger que são, os pais.
O homem que faz a guerra, ele nao sabe fazer amor!! darlene lidi....

Nenhum comentário:

Postar um comentário